Seguidores

sábado, 16 de abril de 2011

As Ruas do Rio

Rio nos Anos Dourados + Art Déco bem ali, na Cinelândia

Av. Delfim Moreira, no Leblon, em 1960: lembra um pouco
Piratininga, em Niterói. Essa foto faz parte da exposição!

A dica vai para quem trabalha durante a semana no Centro, ou até mesmo para quem não trabalha e está sempre por lá, ou, também, para aqueles que se interessarem: desde o último 6 de abril, o excelente Centro Cultural Justiça Federal está com a exposição "Memórias da Cidade - Anos 1950 e 1960". Ela é toda baseada no acervo de fotografias da Agência O Globo, ocupando duas salas no primeiro andar do prédio. Todas as fotos são muito interessantes, mostrando bem a rotina do carioca nos Anos Dourados e o detalhes das ruas e praças, assim como da moda e do comportamento.

Apesar de ter curtido bastante a exposição, fiquei um pouco decepcionado por mais uma vez ter visto apenas fotos de regiões como a do Centro e a de Copacabana. Qualquer exposição ou livro que haja sobre o Rio Antigo, os organizadores insistem nesse clichê de só mostrar o Centro e partes da Zona Sul. Mas... tudo bem, perdoados! Posso compreender que não exista tanto material disponível de outras áreas, embora torça para ver, em uma outra oportunidade, fotografias da mesma época de Santa Teresa, Rio Comprido, Tijuca, São Cristóvão, dos subúrbios, e até mesmo da Lagoa com a favela da Catacumba ali na Avenida Epitácio Pessoa. E só duas observações: 1) a exposição é bem enxuta, vê-se tudo em menos de vinte minutos; 2) o folheto oficial da mostra traz todas as imagens impressas! Coisa para colecionador!

Mais uma informação... No mesmo lugar, dia 27 de abril, quarta-feira, acontecerá uma palestra ministrada pelo professor de História da Arte Carlos Medeiros sobre a presença art déco na arquitetura carioca, nas décadas de 30 e 40. Inclui-se aí projeção de vídeo das imagens de bens representativos do estilo em lugares específicos da cidade. As vagas são limitadas. 


---

"Memórias da Cidade", de 06.04.2011 a 22.05.11
Onde: Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Avenida Rio Branco 241 (estação Cinelândia do metrô) | Centro | CEP 20040-009
Horário: Terça a domingo, das 12h às 19h. Entrada franca.
Telefone: 0xx21 3261.2550

"A representatividade do acervo arquitetônico Art Déco na cidade do Rio de Janeiro" (palestra)
Quando: 27.04.11, quarta-feira
Informações: 0xx21 3261.2553
Vagas limitadas!

Nenhum comentário: