Seguidores

sábado, 23 de julho de 2011

Capim dourado do Jalapão é tema de exposição

postado por Catraca livre


Matéria-prima do Jalapão em exposição na CASA - Museu do Objeto Brasileiro
O capim dourado (syngonanthus nitens), planta da família das Eriocauláceas natural da região do Jalapão, no Tocantins, é matéria prima para peças artesanais como jarros, fruteiras, bolsas, potes, porta-pratos, entre outras coisas. A técnica utilizada pelos artesões locais é herdada dos índios Xerente e repassada aos moradores da região ao longo das últimas oito décadas.
Tais objetos, agora, também são peça de museu. A CASA – Museu do Objeto Brasileiro, promove, a partir desta sexta-feira, 15 de julho, até 12 de agosto, a exposição “CAPIM DOURADO – costuras e trançados do Jalapão”, com peças artesanais produzidas por artesãos de 5 comunidades dos municípios de Ponte Alta, São Félix, Mateiros e Novo Acordo (todos localizados no Jalapão).
O capim dourado (ou capim de vereda, como era conhecido anteriormente), vem sendo alvo de biopirataria e contrabando nos últimos anos. Tal fato fez com que os artesãos e governantes locais ligassem o sinal de alerta.
Para debater estas e outras questões que envolvem esta cultura local, haverá uma mesa-redonda com as presenças de Renato Imbroisi, Ana Cláudia Matos Silva, Eliane Damasceno, Carla Arouca Belas e mediação de Daniel Douek no dia 16, das 16h às 18h.
Tanto o debate quanto a exposição têm entrada Catraca Livre.
Tags: , ,

Nenhum comentário: