Seguidores

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Postado por IPHAN Região dos Lagos

 Estação do Patrimônio


OFICINA de ESTUDOS da PRESERVAÇÃO
..............  Cabo Frio 2011  ..............

O Escritório Técnico do IPHAN na Região dos Lagos, a ASAERLA e a Capital Humano/FGV Cabo Frio convidam para a palestra

Intervenções estruturais em edificações históricas

Geraldo Filizola
Engenheiro Civil com ênfase em Estruturas pela PUC-RJ
Sócio-diretor da CERNE Engenharia Ltda.

Local:Auditório da Capital Humano/ FGV Cabo Frio-RJ
Av. Teixeira e Souza nº 1111 – cobertura - Vila Nova - Cabo Frio/RJ
(Próximo à Padaria e Hotel Remmar – na cobertura da Loja Todeschini)


Data:
13/07/2011, às 18h30min

quarta-feira

E N T R A D A   F R A N C A
Informações pelo telefone (22) 26219367 ou pelo e-mail agendaetrl@gmail.com

Ainda sobre o palestrante: 
Engenheiro Civil, graduado em 1972 pela PUC-RJ, Geraldo Filizola é sócio-diretor da Cerne Engenharia, empresa carioca dedicada a projetos estruturais diversos. Desde 1980 vem desenvolvendo trabalhos distintos, havendo colaborado, no campo da engenharia estrutural, em importantes projetos e obras em edificações históricas tombadas pelo IPHAN e outros órgãos de preservação pelo país, com destaque para sua atuação nos estados Minas Gerais, Rio de Janeiro e Maranhão.
Atualmente faz parte do corpo docente do Curso de Arquitetura da PUC-RJ, no qual leciona a disciplina de Sistemas Estruturais I, além de acompanhar outras cadeiras, como a de Revitalização.


Sinopse:
As edificações históricas brasileiras, nas últimas décadas, vem sendo tratadas como bens de valor inestimável à cultura do país e sua preservação, por conseqüência, ganhando cada vez mais espaço nas políticas públicas governamentais nas diferentes instâncias. Objeto de trabalho de uma série de profissionais especializados, os edifícios antigos encontram-se constituídos e edificados com técnicas construtivas seculares, tais como a taipa de pilão ou a pedra argamassada a base de cal, muitas delas já abandonadas pela construção convencional. Mesmo aquelas realizadas em concreto, muitas vezes foram executadas em momentos históricos do início da modernização da técnica, contendo com isso dados a serem catalogados, registrados e abordados com critérios claros nos momentos de  intervenção.
Como todos os profissionais que se envolvem com o tema, a engenharia civil, em especial, tem um papel importante na solução de problemas estruturais que acometem estes edifícios. Problemas estes que exigem um olhar diferenciado, uma vez que tratamos de bens de natureza distinta das construções convencionais atuais. Neste sentido, a conferência abordará a atuação da engenharia em obras de intervenção, reforço e recuperação estrutural de edificações históricas, demonstrando as diferenças do processo metodológico de reconhecimento do funcionamento estrutural destes edifícios antigos, identificação de seus danos e, por fim, a estratégia distinta de intervenção. Para isso, o palestrante trará casos concretos realizados em seu trabalho aos longo dos anos em bens protegidos como Patrimônio Cultural, demonstrando as peculiaridades deste tipo de intervenção e os parâmetros recomendados pelos Organismos Nacionais e Internacionais.
Trata-se, pois, de uma oportunidade para o público especializado em tomar conhecimento de experiências de ponta em campo específico da engenharia e, para o público interessado em geral, uma ocasião propícia para participar de um debate rico sobre os diversos conceitos que envolve a recuperação e a restauração das edificações históricas.

--
Ivo Barreto
Chefe do Escritório Técnico II do IPHAN na Região dos Lagos
Tel: 022 . 26219367
Saiba as novidades sobre Patrimônio na Região dos Lagos no Blog Estação do Patrimônio!



Nenhum comentário: