Seguidores

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ecologicamente correto

Matérias-primas ecologicamente corretas: o liocel


O poliéster reciclado, popularmente conhecido como malha pet, e o algodão orgânico são as malhas mais utilizadas pela indústria textil para os produtos ecologicamente corretos. No entanto, novas tecnologias vêm surgindo, aumentando as opções das empresas adeptas ao ecofashion. Entre elas temos o liocel, matéria-prima considerada eco friendly, cuja fibra produzida a partir de celulose natural obtida de árvores cultivadas para esse propósito.
Por ser 100% celulósica, esta fibra é obtida pela regeneração da celulose usando o solvente ecologicamente correto N-metyl morfholine oxide, que é completamente biodegradável, portanto mais viável sob o aspecto ecológico e econômico.
O processo de produção consiste em dissolver, a quente, a pasta de celulose em N-metyl morfholine oxide produzindo uma solução clara e viscosa, que é filtrada e extrusada, através de injetores de fiação, em um banho aquoso, no qual a celulose é coagulada. Posteriormente, a fibra é lavada com água para remover o óxido de amina, submetida a secagem e finalmente os filamentos são ondulados e cortados. A solução de óxido de amina, proveniente da lavagem, é purificada por evaporação para eliminar a água e reciclada para o processo. Sendo um processo em circuito fechado, mais de 99,5% do solvente é recuperado. Os resíduos são decompostos em depuradores biológicos.
O resultado final é uma malha leve, macia e com caimento perfeito, ou seja, além de entrar no conceito ecologicamente correto, o liocel é uma ótima matéria-prima para ser utilizada na confecção de artigos de moda em todos os segmentos. É a aliança entre tecnologia, moda e meio ambiente!

Imagem: Blusa em liocel drapeada da eco wish
Referência: VALLE, Maria da Conceição Gomes, et al. Uma nova geração de fibras: um estudo sobre a busca pelo conforto e redução dos impactos ambientais. Rev. Univ. Rural, Sér. Ciências Humanas. Seropédica, RJ, EDUR, v. 26,  n. 1-2, jan.- dez., 2004. p. 60-66.
Larissa Puerta e Neto Puerta – eco wish
*A eco wish tem como fornecedor as Malhas Menegotti, de Jaraguá do Sul, Santa Catarina (Lyocell by Lenzing).

Nenhum comentário: