

Por ser 100% celulósica, esta fibra é obtida pela regeneração da celulose usando o solvente ecologicamente correto N-metyl morfholine oxide, que é completamente biodegradável, portanto mais viável sob o aspecto ecológico e econômico.
O processo de produção consiste em dissolver, a quente, a pasta de celulose em N-metyl morfholine oxide produzindo uma solução clara e viscosa, que é filtrada e extrusada, através de injetores de fiação, em um banho aquoso, no qual a celulose é coagulada. Posteriormente, a fibra é lavada com água para remover o óxido de amina, submetida a secagem e finalmente os filamentos são ondulados e cortados. A solução de óxido de amina, proveniente da lavagem, é purificada por evaporação para eliminar a água e reciclada para o processo. Sendo um processo em circuito fechado, mais de 99,5% do solvente é recuperado. Os resíduos são decompostos em depuradores biológicos.
O resultado final é uma malha leve, macia e com caimento perfeito, ou seja, além de entrar no conceito ecologicamente correto, o liocel é uma ótima matéria-prima para ser utilizada na confecção de artigos de moda em todos os segmentos. É a aliança entre tecnologia, moda e meio ambiente!
Imagem: Blusa em liocel drapeada da eco wish
Referência: VALLE, Maria da Conceição Gomes, et al. Uma nova geração de fibras: um estudo sobre a busca pelo conforto e redução dos impactos ambientais. Rev. Univ. Rural, Sér. Ciências Humanas. Seropédica, RJ, EDUR, v. 26, n. 1-2, jan.- dez., 2004. p. 60-66.
Larissa Puerta e Neto Puerta – eco wish
*A eco wish tem como fornecedor as Malhas Menegotti, de Jaraguá do Sul, Santa Catarina (Lyocell by Lenzing).
Nenhum comentário:
Postar um comentário