Seguidores

terça-feira, 19 de julho de 2011

Dicas animdas para terça (19)

Terça-feira, dia de recomeçar as maratonas no Anima Mundi. E hoje a programação está especial: preparação para os Papos Animados! Confira abaixo um preview dos nossos três convidados e corra para curtir as mostras especiais com os filmes dessas feras da animação!

17h30 - Cinema 1 do CCBB
Mostra Especial - David Daniels + Carlos Saldanha

Carlos Saldanha, o carioca que conquistou o mundo transformando nossa cidade maravilhosa no habitat natural da ararinha Blu, volta ao Anima Mundi para mais uma participação memorável. Na mostra, estão quatro filmes de sua autoria, dentre os quais o nosso já conhecido Time For Love, apresentado no festival de 1994. Atenção fãs de A Era do Gelo! Na mostra está disponível também o filme Gone Nutty, curta-metragem indicado ao Oscar que narra mais um hilariante capítulo da saga de Scrat, o esquilo, na luta pela sua noz.











Já David Daniels visita o Brasil pela primeira vez para nos mostrar tudo sobre a técnica que desenvolveu, o Strata Cut. A inspiração para criar esse método surgiu aos oito anos, quando Daniels e suas irmãs costumavam passar horas brincando com massa de modelar. Um dia eles resolveram fazer um bolo de brinquedo e a obra de arte tinha até recheio de cor diferente. Ele assistiu sua irmã cortar o primeiro pedaço revelando a dupla camada de cores e diz que esse momento foi uma revelação em sua vida. A imagem ficou guardada por catorze anos, até que, já aluno da Cal Arts, Daniel projetou o que hoje chamamos de Strata Cut. É difícil visualizar mentalmente um curta feito nessa técnica. Podemos imaginar um longo bloco de massinha, no formato de um pão. Por fora parece ser de uma cor só, mas dentro estão escondidas camadas e mais camadas de massinha colorida. Na medida em que fatiamos o bloco, como se cortássemos pão de forma, diferentes desenhos surgem e uma foto é tirada de cada superfície lisa revelada. Quando seqüenciada, temos uma diferente e fluida animação em massinha. Não conseguiu visualizar ainda? Então corra para garantir o seu ingresso! Dentre os 19 filmes selecionados, destacamos o curta Buzz Box, um filme sedutor que exige atenção do início ao fim, projetado no mestrado de Daniels. Além disso, temos Freaked, tão forte quanto o primeiro. Vale à pena prestar atenção no que está acontecendo não só com o bloco de massinha no centro, mas também o que rola em volta dele. Esse elemento é essencial para compreendermos a arte de Daniels.

A mostra acontece ainda nos dias 21, às 12h, no Odeon BR e no dia 24, às 15h na Praça Animada.
O Papo com David Daniels vai ser nesta quinta, às 19h30, no Cinema 1 do CCBB e o com Carlos Saldanha será sábado, a partir das 19h, na Praça Animada.



20:00 - Arteplex de Botafogo
Mostra Especial - Shinichiro Watanabe

E não podíamos esquecer, é claro, um legítimo representante do anime japonês, Shinichiro Watanabe. Há quase trinta anos animando, Shinichiro hoje é mundialmente conhecido. O primeiro filme longa-metragem que dirigiu foi inspirado na série Cowboy Bepop, onde conhecemos os caçadores de recompensas Spike e Jet. No longa, a dupla tenta faturar uma recompensa generosa para capturar a pessoa que soltou um vírus perigoso. O longa não está na mostra, mas está no Anima Mundi! Confira abaixo os horários de exibição. Na mostra de hoje, quatro filmes retratam o crescimento de Shinichiro no mundo da animação. Destacamos os dois episódios baseados no filme de ação Matrix, projeto idealizado na série Animatrix. Shinichiro foi um dos artistas escolhidos a dedo para desenvolver esse trabalho, produzindo Kid’s Story e A Detective Story. E parece que o Brasil virou mesmo uma das “locações” preferidas dos animadores. Além de Rio destacar as belezas da Cidade Maravilhosa, o seriado Mishiko & Hatchin, mais recente trabalho do artista japonês, também se inspirou na essência brasileira para idealização do cenário e dos personagens. Shinichiro, diretor musical do programa, não pode resistir ao charme da nossa MPB. Você vai se sentir em casa hoje na mostra!

A mostra de curtas de Shinichiro acontece ainda amanhã, às 21h, na Praça Animada e dia 24, às 17h, no Odeon BR. O longa Cowboy Bepop - O Filme estréia amanhã, às 20h também no Odeon e será reprisado sexta, às 17h, na Praça Animada.
O Papo Animado com Shinichiro rola também nesta sexta às 19h, na Praça Animada.

Os ingressos dos três Papos Animados já estão esgotados, mas você pode conferir tudo o que rolou nas conversas no dia seguinte, aqui no blog! E fique ligado porque antes do encontro ainda saberemos mais sobre esses artistas por aqui.

créditos link aqui.

Um comentário:

Rafa disse...

Amo os filme dele, o esquilo da Era do Gelo é uma máximo. Já estou com saudades e quero ver de novo os filmes dele. Vou dar uma olhada na programação HBO e ver a previsão deles passarem esses filmes.