Seguidores

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Exposição traz história do Rio turístico em mais de 100 anos

Postado por  Instituto Ideias

O Rio de Janeiro já foi exótico, encantador, devasso, violento e, finalmente, agora é olímpico. Esse caminho que a cidade trilhou como destino turístico é o mote da Exposição – Destino: Cidade Maravilhosa – “Turismo no Rio de Janeiro”, que acontece no Espaço Cultural FGV, na Rua da Candelária – 6, até o próximo sábado (23).

A mostra começa em 1907 já que, segundo Celso Castro, um dos curadores da exposição, data deste ano “a primeira visita de um grupo organizado por uma agência de turismo nos moldes das atuais, que utilizou transporte, alimentação, guias e hotel”.

Foi somente após a consolidação do transporte de pessoas para viagens dentro do território dos EUA e para países europeus, que “visitantes” começaram a aportar por aqui. E veio da América o primeiro grupo de turistas a desembarcar no Rio de Janeiro, aliás, na época, um mero ponto de parada, já que o destino final eram Montevidéu e Buenos Aires, cidades consideradas mais adiantadas.

Já na década de 20, a cidade começou a virada viabilizando as primeiras ações direcionadas ao turismo propriamente dito, com a fundação da Sociedade Brasileira de Turismo e a construção do “colosso” chamado Copacabana Palace.

Um pouco mais tarde, veio a Segunda Guerra Mundial, que congelou o turismo nesta parte do mundo. Passado o susto, chegou a bossa nova, quando o Rio de Janeiro turístico pegou a sua carona com a “Garota de Ipanema”.

Vale a pena conferir a exposição, que além de destacar o caminho percorrido pelo Rio como destino turístico até os dias atuais, enfoca também um pouco da história da cidade e sua evolução como metrópole.

Veja o convite para a exposição:


Com Agência O Globo

Nenhum comentário: