Seguidores

domingo, 19 de fevereiro de 2012

CONDUTA CONSCIENTE em ambientes naturais


Bem-vindo à natureza !

Como você, milhares de pessoas procuram os ambientes naturais para atividades de lazer que vão desde um simples passeio até a prática de esportes como caminhadas, o montanhismo, a canoagem, a exploração de cavernas, o mergulho e muitos outros. A proteção e a conservação desses locais, onde a natureza precisa ser tratada com cuidado e respeito, depende muito do seu comportamento.
Você pode evitar o impacto da poluição e da degradação das áreas que freqüenta. Basta seguir as recomendações apresentadas nesse folheto. São atitudes simples que ajudam a proteger o meio ambiente, dão maior prazer à sua visita e previnem acidentes, que nesses lugares afastados podem ter graves conseqüências.
Seguindo os oito princípios de mínimo impacto e divulgando o conteúdo dessa publicação, você estará ajudando a preservar os lugares que vem desfrutando hoje, mantendo-os sempre na melhor condição para você e para os demais visitantes. Lembre-se: mínimo impacto é uma questão de atitude!
 Traga seu lixo de volta
>> Não queime nem enterre o lixo. Se você pode levar uma embalagem cheia para um ambiente natural, pode trazê-la vazia na volta.
>> Utilize as instalações sanitárias que existem. Caso ão tenha banheiros ou latrinas na área, cave um buraco com 15 centímetros de profundidade, a pelo menos 60 metros de qulquer fonte de água, trilhas ou locais de acampamento, onde não seja necessário remover a vegetação.
>> Não use sabão ou detergentes nem lave utensílios e panelas em fontes de água.
Deixe cada coisa em seu lugar

>> Resista à tentação de levar " lembranças" para sua casa. Deixe flores, pedras, conchas, onde você as encontrou para que outros também passam apreciá-las .
>> Tire apenas fotografias, deixe apenas suas pegadas, mate apenas o tempo e leve apenas suas memórias.
6. Tome extremo cuidado com o fogo
 
Fogueiras enfraquecem e poluem o solo, além de apresentarem alto risco de incêndios florestais.
>> Para cozinhar, utilize um fogareiro. Os fogareiros modernos são veles e fáceis de usar. Cozinhar com um fogareiro é muito rápido e prático que acender uma fogueira.
>> Para iluminar, utilize uma lanterna.
7. Respeite os animais e as plantas
>> Observe os animais à distância. A proximidade pode ser interpretada como uma ameaça e provocar um ataque, mesmo de pequeno animais. Além disso, animais silvestres pode transmitir doenças graves.
>> Não alimente os animais. A alteração de hábitos alimentares podem prejudicar a saúde da fauna. Acostumando-se a encontrar comida onde há gente, muitos animais passam a invadir os acampamentos em busca de alimento, danificando barracas, mochilas e outros equipamentos. Eles também podem se tornar agressivos na busca de comida.
8. Seja cortês com a população local e com outros visitantes
>> Evite barulho e música alta. Desta forma, você não perturba a fauna e os visitantes, além de preservar a tranquilidade e a sensação de harmonia que a natureza favorece.
>> Deixe animais doméstico em casa.
>> Dê preferência dos serviços locais de hospedagem, transporte, alimentação e outros.
>> Trate os moradores da área com cortesia e respeito.
>> Colabore com a educação de outros visitantes, divulgando os princípios e as práticas de mínimo impacto sempre que houver oportunidade.

Fonte:
Texto do folheto do Programa Conduta Consciente em
Ambientes Naturais do Ministério do Meio Ambiente
e do CEU - Centro Excursionista Universitário.

Nenhum comentário: