Seguidores

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Intercâmbio para a susentabilidade


Portland (EUA) e empresas brasileiras firmam acordo para exportação de tecnologia

20/02/2012 - 07:09
Alterar o tamanho da letraA-A+
O município de Portland, que tem o título de Cidade Verde dos Estados Unidos, quer exportar sua tecnologia de sustentabilidade para o Brasil e incentivar empresas brasileiras de negócios sustentáveis a se instalar lá.
Nesta semana, a Prefeitura da cidade americana assinou um protocolo de intenções com a consultoria brasileira Sustainable Hub, que deve intermediar as negociações entre empresas interessadas neste intercâmbio.
A cidade mais importante do estado do Oregon exporta mais de US$ 22 bilhões por ano e é a segunda região que mais cresce naquele País. Sete empresas locais reuniram-se com a consultoria, após a assinatura do acordo entre o prefeito de Portland, Sam Adams, e os brasileiros.
“Todas desejam desenvolver algum tipo de negócio ou parceria no Brasil. Há uma necessidade de tecnologias inovadoras em nosso país e Portland pode fornecer isso. Assim como pode contribuir com empresas brasileiras de negócios sustentáveis”, diz Antonio Lombardi, sócio da Sustainable Hub.
Uma dessas empresas é a Lucid Energy, que desenvolveu um sistema de geração de energia através de pequenas turbinas instaladas em tubulações de água ou esgoto. “Esperamos começar a produzir para o Brasil já este ano”, disse Gregg Semler, presidente da Lucid.
Outras empresas de Portland interessadas no acordo são a Porteon, que produz veículos elétricos e já busca um parceiro brasileiro, a Agilyx, que transforma resíduos de plástico em óleo sintético, e a RedCloud, que converte motores de automóveis a combustão para elétricos.
Entre as empresas brasileiras que querem firmar parceria com Portland está a TecVerde, fabricante de paredes de madeira, que diminuem o consumo de energia das casas e geram 80% menos resíduos sólidos na construção.
“Temos a intenção de ganhar dinheiro, sim, mas há algo mais. Nós acreditamos em algo em que Portland também acredita”, afirma Altair Assumpção, sócio da Sustainable Hub, ao lado de Lombardi e de Marcelo Tôrres.
Os três foram pioneiros em criar uma área de análise de Negócios Sustentáveis em um banco brasileiro, o Real. No ano passado deixaram o mercado financeiro para criar a consultoria.
Os contatos dos consultores com o prefeito de Portland começaram na Conferência C40, realizada em São Paulo no ano passado, reunindo as 40 maiores cidades do mundo em discussões sobre meio ambiente.  

Nenhum comentário: